Skip to main content

O conceito de impressão em 3D está a tomar o mundo de assalto. As potenciais aplicações são infinitas, com avanços particularmente promissores nos campos médico e dentário. A tecnologia só recentemente foi aplicada ao setor da medicina dentária, mas os avanços são promissores.

Representado já um valor de 780 milhões de dólares neste mercado da medicina dentária, a impressão 3D poderia tornar-se uma indústria de 3,1 mil milhões de dólares neste setor em breve, de acordo com previsões de um relatório divulgado pela SmarTech. Espera-se que a preponderância da impressão 3D noutros mercados também cresça, mas já estão a ser fabricadas melhores impressoras e materiais 3D especificamente para dentistas.

A SmarTech previa também a venda de sistemas de impressão 3D a laboratórios dentários, num valor de até 480 milhões de dólares em 2020 – este aumento está a ser verificado. Espera-se ainda que a tecnologia de impressão 3D forneça mais de 60% de todas as necessidades de produção dentária até 2025, e talvez ainda mais em outras áreas, tais como a modelação dentária.

Capacidades de Impressão 3D em Odontologia

Como é que os dentistas utilizam, ao certo, a tecnologia de impressão 3D? Aqui estão algumas aplicações:

Substituir ou reparar um dente danificado

O dentista examina a boca do paciente com uma pequena varinha digital. Isto cria uma imagem 3D dos dentes e gengivas, que é guardada como um ficheiro informático. O software Computer Aided Design (CAD) permite ao dentista conceber digitalmente a reparação do dente e imprimir o produto final numa impressora 3D.

Criar um modelo ortodôntico

A tecnologia de impressão pré-3D pressupõe que o paciente morda uma argila viscosa e desconfortável para que possa endurecer num molde, que se torna o modelo inicial para a conceção de um tratamento para aparelho ortodôntico. Com a impressão 3D, tudo muda. Um dentista pode utilizar a mesma tecnologia destacada no primeiro exemplo para digitalizar os dentes, conceber um aparelho ortodôntico e imprimir o resultado final internamente.

Produzir coroas, pontes, dentaduras e muito mais

O mesmo processo descrito acima pode ser utilizado para imprimir todos os tipos de implantes dentários em 3D. A única diferença é o material utilizado no processo de impressão.

Construir ferramentas cirúrgicas

As impressoras 3D não só podem manusear os implantes dentários em si, como também podem imprimir em 3D as guias de perfuração necessárias para completar alguns procedimentos dentários.

Vantagens da Impressão 3D em Odontologia

A odontologia tem contado com laboratórios para produzir coroas, pontes e outros implantes durante muitos anos. Porquê mudar agora para a tecnologia de impressão 3D? Em suma, porque todos ganham:

Os dentistas poupam dinheiro

Acrescentar um laboratório dentário é um custo significativo para qualquer consultório dentário. Se implementado internamente, o custo inicial poderia ascender a cerca de 100.000 euros. Recorrer a pessoal qualificado para produzir implantes dentários representa um investimento contínuo considerável. No total, dependendo do volume de trabalho, o custo de funcionamento de um laboratório dentário pode atingir 100.000 euros por ano. Comparemos esta despesa com o custo de aquisição de uma impressora 3D, que inclui um fornecimento inicial de materiais, e as conclusões são óbvias.

Os pacientes poupam dinheiro

Os elevados custos de adição e funcionamento de um laboratório dentário são refletidos na conta de cada paciente. As impressoras 3D reduzem os custos gerais em 80 %, os dentistas podem aplicar essas poupanças nos custos imputados aos pacientes.

Os serviços dentários e ortopédicos são mais rápidos e mais precisos

A elaboração manual de modelos é demorada enquanto a impressão em 3D permite a produção de múltiplos aparelhos ao mesmo tempo. A precisão é também melhorada uma vez que as impressoras 3D convertem imagens digitais em objetos físicos. O aumento da capacidade de produção e resultados finais mais rigorosos beneficiam tanto os dentistas como os pacientes.

A Emetrês disponibiliza uma ampla oferta de equipamentos de impressão 3D e garante um serviço de consultoria para decidir a melhor máquina para as necessidades do seu negócio. A empresa vai disponibilizar as resinas da Keystone em Portugal, resinas ideais para a indústria dentária e médica. KeySplint Soft ideal para guardas de noite, KeyModel Ultra para modelos altamente precisos e KeyGuide para guias cirúrgicas precisas – são para já 3 das 9 resinas que vão ser possíveis de imprimir para estas indústrias. As resinas da Keystone, para a Nexa3D, são a escolha de eleição das clínicas dentárias em todo o mundo. Fale hoje mesmo connosco e fique a saber mais sobre as potencialidades da impressão 3D no setor da medicina dentária.